24 fevereiro 2015

Os mangás e as crianças

|

Matéria retirada do blog Uma futura bibliotecária apaixonada por mangás, e por ser uma matéria muito interessante resolvi traze-la para o meu blog, afinal aqui também fala sobre mangás e tudo mais relacionado a esse universo. 

Façam bom uso da matéria e não deixem de visitar o blog onde está hospedado essa matéria.


Fonte: Uma futura bibliotecária apaixonada por mangás



Os mangás e as crianças



Durante as minhas aulas eu frequentemente escuto das professoras, que não podemos proibir alguém de ler alguma coisa só porque é dito em algum lugar que não é recomendado para aquela idade e uma delas até falou sobre as leituras muito avançadas que as crianças liam na escola onde trabalhou um tempo, leituras que as vezes adultos não conseguem ler de tão complexas, se não me engano ela falava que liam muito da literatura russa. Mas qual a importância disso pra esse artigo? Bem, a biblioteca escolar que está presente quase por obrigação na vida das crianças é vital para seu crescimento e desenvolvimento. Tenho certeza que muitos pais já cansaram de ver os benefícios da leitura para as crianças, mas e o mangá? Mangá pode ser tarjado como violento e sexual pelos pais e para as crianças pode ser sim uma leitura inadequada para sua idade e até seus interesses.


Hoje em dia um outro problema é que cada vez menos as crianças estão interessadas em ler. Meu sobrinho mesmo só quer saber de jogar no PC e no videogame, ler é chato pra ele, bem desinteressante (nas suas palavras), e isso me deixa muito preocupada, pois enquanto o jogo é excelente pelos mesmos motivos, a leitura também é. Eu não sei como posso fazer a leitura ser mais interessante pra ele, mas eu vou tentando né?


Como já falamos em outro post, os mangás tem um número grande de gêneros e subgêneros e o que vamos abordar hoje é o kodomo (子供), gênero focado no público infantil e infanto-juvenil. Mangás kodomo são indicados desde que a criança aprendeu a ler até...sinceramente, até o fim da vida dela, não é proibido ler obras direcionadas ao público infantil, e recomendo aos pais que nunca façam isso (proibir a leitura infantil). Quem não gosta de rever aquele filme da Disney mesmo com seus trinta e tantos anos ou mais? A minha mãe ainda para pra ver o papa léguas e o coiote! E isso faz ela feliz, além do que, muitas obras nos mostram coisas que antes não podíamos ver por sermos crianças, tudo só fica mais interessante!


Pra melhorar, além da leitura simples, mangás komodo costumam conter páginas para colorir e jogos. As histórias são fechadas e curtas, possuem desenho e narrativa simples!


Tenha em mente que mangás sempre passam lições de vida, moral, lições e mais lições. As vezes é uma coleção de coisas que não se deve fazer, as vezes é o oposto, muitas vezes é apenas a reflexão da sociedade e política e uma série de coisas, mas os kodomo procuram ensinar os valores básicos para uma boa pessoa viver em sociedade! Claro que também existem os títulos puramente para diversão, afinal, todo mundo gosta de se divertir!


E pra ti que é bibliotecária(o) e gostaria de saber sobre títulos infantis de mangá, vou deixar uns exemplos. Além do mais, tu aí que é pai ou mãe, tio ou tia ou apenas está curioso, aproveitem e leiam na internet mesmo ou busquem os que possuem serialização em português e leiam!


E como trabalhar com biblioteconomia não é só sobre livros, essa listinha também inclui animes infantis!


As aventuras do pequeno príncipe (anime): Quem não ama o pequeno príncipe? Essa é uma série japonesa adaptada da obra francesa Le petit prince de Antoine de Saint-Exupéry. Foi adaptada com o título de Hoshi no Ōjisama Puchi Puransu (星の王子さま プチ・プランス. O príncipe das estrelas: Petit Prince). Vocês podem achar esse desenho até no youtube!







Dinossauro Rei (mangá): Conta a história de Max, que é filho de um paleontólogo e obcecado por dinossauros, encontra uma tabuleta que o manda pra era dos dinossauros! Mas antes que pudesse ficar muito contente por estar vivendo seu sonho, ele descobre que um vilão chamado Dr.Z tem escravizado os dinossauros para que ele possa usar seus poderes e dominar o mundo! Cabe a Max derrotar o Dr.Z e salvar o mundo!


Duel masters (mangá): Uma organização misteriosa que trazer os monstros de duel másters a vida! Shobu é um duelista apaixonado e disciplinado e com a ajuda de seus amigos quer se tornar o próximo Mestre Kaijudo.






Doraemon (conhecido aqui como Doraemon – O super gato): É um mangá por Fujiko Fujio que conta várias histórias de um gato robótico chamado Doraemon que volta dois séculos no passado para ajudar uma estudante chamada Nobita Nobi. O interessante é que foram criadas 1344 histórias diferentes publicadas simultaneamente em 6 revistas diferentes, dependendo da série em que a criança se encontra, ela leria um tipo de Doraemon diferente das mais novas e mais velhas.


Meu vizinho Totoro: De longe a minha obra favorita! Eu e meus 24 anos somos apaixonadas por tudo que o Totoro nos mostrou! Totoro é um filme de animação japonesa feito em 1988, pelo aclamado estúdio Ghibli! Ele conta a história das irmãs Mei e Satsuki Kusakabe que se mudam para o interior do Japão com o objetivo de ficar perto de sua mãe hospitalizada. A irmã mais nova descobre enquanto brincava, uns bichinhos esquisitinhos que acabaram a levando para um mundo dentro de uma árvore gigante onde um bicho grandão estava dormindo, esse é o Totoro, uma divindade da floresta e ele ensina muitas coisas para as duas irmãs enquanto passam por esse momento difícil por conta da doença da mãe.


Vários títulos do mestre Osamu Tezuka também são direcionados para crianças e alguns títulos dele estão sendo publicados no Brasil pela editora newpop também! Como kimba e o novo princesa e cavaleiro! Outros títulos dele também estão saindo aqui, mas são mais para um público adolescente a adulto.


Para que o artigo não fique muito extenso, vou deixar aqui o resto da lista de mangás e animes para o publico infantil.


Flint The Time Detective, Hamtaro, Heidi, Kirby; (seu anime é de gênero Kodomo), Let's & Go, Mirmo Zibang!, Mon Colle Knights, Monster Rancher, Onegai My Melody, Tatsu no ko Tarou, Phoenix (Osamu-sama!), Dragon Ball, Barefoot gen, space brothers, Gin no saji, One piece.


Se tu está se perguntando porque One piece está ali, é muito simples. Foi feita uma enquete com os japoneses sobre mangás que eles leriam para crianças e One piece ficou em primeiro lugar por mostrar muitas histórias de aventuras e a compaixão pelos seus amigos!


Existem, é claro, muitas outras obras de mangá e animação para crianças, eu só mostrei uma pequena parcela delas. Mais pra frente talvez eu fale mais sobre isso, então fiquem de olho aqui no blog!



Gostou do artigo? Então deixe seu comentário! Não gostou? Deixe sua opinião também! Você leria esses mangás para seus filhos? Você bibliotecário, teria esses mangás na biblioteca da sua escola?

2 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar a minha matéria, por incrivel que pareça eu só vi agora! Fico muito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o assunto que você abordou nessa matéria é fantástico, me foi de muita utilidade, visto que trabalho em uma escola com crianças e pré adolescentes, sem contar que a matéria foi bem elaborada.
      Continue assim!
      Abraços e volte sempre!

      Excluir