27 fevereiro 2015

Resenhando: As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis

|

TÍTULO: AS CRÔNICAS DE NÁRNIA 
SERIE: 
VOLUME:
ISBN: 8533622104
IDIOMA:
PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO:
BROCHURA
FORMATO:
15 X 23 
PÁGINAS: 751
ANO DE EDIÇÃO:
2005
EDIÇÃO:

EDITORA:
MARTINS FONTES (LMFE)
AUTOR:
C.S. LEWIS
TRADUTOR:
PAULO MENDES CAMPOS
CLASSIFICAÇÃO:











 O livro conta a história de Nárnia, desde sua criação até a o seu fim(isso mesmo, Nárnia tem um fim), no meio desses acontecimentos, tem alguns personagens, que visitaram Nárnia. Sabe aquele livro gostoso de ler, pois esse é o caso das Crônicas de Nárnia, sem contar que tenho um carinho enorme por esse livro, não só por ele ser magnifico, mais também por ele ter sido o responsável por despertar a admiração pela leitura que tenho atualmente.
 Eu fiz a leitura dele(a primeira leitura) quando tinha 12 anos, e de cara fiquei fascinado pela magia de Nárnia.
 Recentemente eu fiz uma releitura do mesmo e novamente fiquei em êxtase ao terminar a leitura, ele é todo especial pra mim, pois foi o primeiro livro que ganhei, e por isso ele tem um lugarzinho, que é só dele no meu coração e na minha mente.
 P.S. Para ler a resenha dos livros é só clicar nos títulos que você será redirecionado para a respectiva resenha do mesmo.
 As resenhas estão organizadas em ordem de lançamento, o que difere dá ordem cronológica.


SINOPSES:

O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupas (The Lion, the Witch and the Wardrobe) (1950)

Narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, que através de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nárnia, um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do país (a Feiticeira Branca), e que já completava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslam, os irmãos Pevensie devem derrotar à terrível feiticeira e trazer a paz de volta à Nárnia e a todos os que nela habitam.

Príncipe Caspian(Prince Caspian)(1949)  

Narra o retorno dos irmãos Pevensie à Nárnia, lugar onde passaram 1300 anos, enquanto que no nosso mundo apenas tinha passado um. Durante esse tempo, muitas coisas aconteceram: os telmarinos (humanos que vivem em Telmar) invadem à Nárnia, desmatando os bosques e assassinando as criaturas narnianas. É nesse momento que os Pevensie conhecem Caspian X, um bondoso príncipe telmarino. Logo após, eles deverão derrotar o telmarino e falso rei de Nárnia,Miraz (tio de Caspian), o atual comandante destes massacres no país. Para este plano se concretizar, eles terão novamente a ajuda de Aslam.

A Viagem do Peregrino da Alvorada ou A Viagem do Caminheiro da Alvorada (em inglês: The Voyage of the Dawn Treader)(1950)

Nesta fantasia, apenas Edmundo e Lúcia Pevensie retornam à Nárnia, além do seu incômodo e emburrado primo Eustáquio Mísero. Juntos de Caspian X (que já era o rei de Nárnia) e do rato Ripchip, eles viajam à bordo do navio Peregrino da Alvorada, pois devem encontrar os sete fidalgos banidos por Miraz. Eles enfrentarão diversos perigos e aventuras em inúmeras ilhas, e como sempre, contarão com a ajuda de Aslam.


Nesta fantástica aventura, apenas Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole, vão à Nárnia; estando lá, eles devem encontrar o Príncipe Rilian, o filho desaparecido do rei Caspian X (agora, uma pessoa idosa à beira da morte). Com os conselhos de Aslam, Eustáquio e Jill devem percorrer Nárnia em busca de Rilian, e acabam por descobrir que o príncipe foi sequestrado e hipnotizado pela Feiticeira Verde, que planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia.

O Cavalo e seu Menino, ou O Cavalo e seu Rapaz (em inglês: The Horse and his Boy)(1950)

Se passa durante A Era de Ouro em Nárnia (ou seja, durante o reinado dos irmãos Pevensie). Narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormânia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormânia pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra; para isto, passarão por incríveis aventuras, junto de Aravis e Huin.

O Sobrinho do Mago, ou O Sobrinho do Mágico (em inglês: The Magician's Nephew)(1954) 

Narra os acontecimentos durante os primórdios de Nárnia, preenchendo as lacunas deixadas no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Através de uns anéis mágicos fabricados por André Ketterley (também conhecido como Tio André), Digory Kirke e Polly Plummer viajam até Charn, um mundo muito antigo sem vida, onde acabam por libertar acidentalmente àfeiticeira branca: Jadis. Depois de muitos acontecimentos, eles chegam a um mundo que acabava de ser criado por Aslam: a Nárnia. O livro também relata a origem do guarda-roupa e de como ele foi parar no nosso mundo.


A Última Batalha (em inglês: The Last Battle)(1953)

 A última fantasia a ser publicado, e também o último em ordem cronológica. Depois que a Calormânia, juntamente como seu líderTash, invadem Nárnia, ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, então, decreta o fim de Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar, e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiéis à Aslam, vão para o paraíso conhecido como País de Aslam; lá, todos os "amigos de Nárnia" (os Pevensie, Caspian X, Eustáquio, Jill, Digory, Polly) se encontram, exceto Susana Pevensie, que havia "esquecido-se" de Nárnia por causa das coisas materialistas.


A uma grande dúvida e até um embate entre os leitores das Crônicas de Nárnia sobre a qual "verdadeira" forma de ler, eu confesso que li em ordem cronológica pois o meu livro é aquele volume único, que vem em ordem cronológica.
Ordem de PublicaçãoOrdem Cronológica
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-RoupaO Sobrinho do Mago
Príncipe CaspianO Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Viagem do Peregrino da AlvoradaO Cavalo e seu Menino
A Cadeira de PrataPríncipe Caspian
O Cavalo e seu MeninoA Viagem do Peregrino da Alvorada
O Sobrinho do MagoA Cadeira de Prata
A Última BatalhaA Última Batalha

Você leu ou pretende ler em qual ordem?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário