18 janeiro 2018

RESENHA: TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO

|

LEIA UM TRECHO AQUI
TITULO: TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO
SERIE: ---
VOLUME: ÚNICO
ISBN: 9788551002001
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: FICÇÃO/ROMANCE
FORMATO: 14 X 21
PÁGINAS: 256
ANO DE EDIÇÃO: 2017
EDIÇÃO:
EDITORA: INTRINSECA
AUTOR: JOHN GREEN
TRADUTOR: ANA RODRIGUES CLASSIFICAÇÃO: 4/5

SINOPSE:


Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo.

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido - quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro - enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor - entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e - por que não? - peculiares répteis neozelandeses.

RESENHA:

Nessa história nos é apresentado a personagem Aza Holmes, uma jovem de 16 anos, que sai em busca de uma recompensa de 100 mil dólares, oferecida para quem venha a encontrar um milionário desaparecido, e como os amigos sempre estão presentes na nossa vida, não poderia ser diferente pra Aza, que acaba decidindo por levar junto de si, a sua melhor amiga Daisy. Com esse enredo bem simples que nos é mostrado logo de cara, já daria pra deduzir que seria mais um romance adolescente como tantos outros já vistos por ai, porém, não podemos esquecer que esse livro é escrito pelo Johb Green, e com essa informação em mente, vemos que a personagem principal, Aza, sofre de TOC, transtorno obsessivo compulsivo, e essa leitura nos põe numa viagem com um misto de agonia e desespero que é a mente da Aza, tudo isso acaba impactando no resto do enredo, que acabam não tendo tanta importância se tornando pano de fundo pra história, essa leitura muito bem elaborada, é capaz de transmitir uma sensação de agonia e  desespero pelo qual a personagem vive, que acaba penetrando na nossa alma.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno comum, crônico e duradouro. É caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais em que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. Quando foi realizado o anuncio do lançamento desse novo livro, o autor John Green tornou público que, apesar de ser um livro de ficção, essa história tem muito de si próprio. Em Tartarugas até lá embaixo temos a oportunidade de ter uma noção exata de como a doença afetou o autor por tantos anos.

Para completar, como se a história de Aza já não fosse impactante por si só, o autor, assim como em todos os seus livros anteriores, nos envolve em mais um romances improvável e que mesmo sendo esperado os desfechos, se mostram sempre surpreendentes, reflexões sobre reencontros inesperados, o valor que tem uma amizade verdadeira e família na tomada de decisões difíceis. Essa história não deixa brechas para dúvidas ou qualquer ponto sem explicação, cada trecho que compõe o livro está lá por algum motivo e por mais simples que seja, acaba mostrando-se relevante para o desfecho da história.

O livro, mesmo retratando uma história ficcional, se trata de uma forma encontrada pelo autor John Green, de declarar o seu amor e confiança  para com o seu público.

Confira também a resenha do livro Will e Will, uma parceria entre John Green e David Levithan