27 fevereiro 2015

Resenhando: O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien

|




TÍTULO: O SENHOR DOS ANÉIS
VOLUME: ÚNICO
ISBN: 8533615167
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
FORMATO: 14 X 22
PÁGINAS: 1202
ANO DE EDIÇÃO: 2001
EDIÇÃO:
EDITORA: MARTINS FONTES (LMFE)
AUTOR: J.R.R.TOLKIEN
TRADUTOR:
LENITA MARIA RIMOLI ESTEVES, ALMIRO PISSETA.
CLASSIFICAÇÃO: 







"Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu,Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,Um para o Senhor do Escuro em seu escuro tronoNa Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.Um Anel para todos governar, Um Anel para encontra-los,Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisiona-los Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."
by(O Senhor Dos Anéis)




SINOPSE:
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

 Primeiro livro em ordem cronológica fatos, somos apresentados a uma terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres  Segundo livro em ordem cronológica dos fatos, temos a continuação da história a partir da captura de Merry e Pippy pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo e Sam seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas e Gimli partem para resgatar os hobbits sequestrados.
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
 Terceiro e ultimo livro em ordem cronológica dos fatos, vemos a esperada conclusão da história de Frodo. Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo, Sam e Gollum seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

RESENHA:
 O tema ficção fantasia, com certeza é um dos meus tipos favoritos de leitura, e por isso não poderia deixar de realizar a leitura de um dos clássicos mais bem elaborados até hoje. No livro O Senhor Dos Anéis, somos instigados a acompanhar Frodo Bolseiro, que é um ser pertencente a uma raça chamada Hobbits, que vive num local conhecido como Condado, que ao longo da história é revelado que o herdara de seu tio, Bilbo Bolseiro, que  antes de ir embora deixa tudo para ele. Junto da herança, ele acaba recebendo tmabém também um anel, objeto esse que será o responsável por dar inicio a sua jornada, na companhia de Sam, Merry e Pippin, outros Hobbits.
 Esse anel, não é um simples objeto, é conhecido como O Um Anel, pertencente originalmente a Sauron o senhor das trevas, que o perdera a muito tempo em uma batalha, que o criou no intuito de ser invencível. Diante disso Frodo sobre a tutela do mago Gandalf, tem a missão de ir até Mordor e destruir o anel. Missão que não é nada fácil, visto que o anel age por vontade própria, e todos que o usam acabam sendo atraídos até o dono original.   

 Contendo uma ótima narrativa, esse livro  é uma verdadeira obra de arte, o modo como o autor se preocupa em deixar claro tudo o que está a acontecer, mostra como o Tolkien é um excelente escritor, observador e capaz de empregar uma narrativa que te transporta para os acontecimentos que estão sendo narrados, você consegue notar, o modo como os personagens interagem entre si mostrando amizade e companheirismo. O enredo dessa história com certeza foi muito estudado, e muito bem elaborado, a narrativa detalhada faz com que você consiga imaginar todo o cenário onde os acontecimentos estão se passando.

 Um dos fatos que mais me chamou a atenção nessa coleção, é o companheirismo dos personagens, que estão sempre prontos a sacrificar-se em prol da missão que lhes foi imposta, duras decisões devem ser tomadas por Frodo e seus companheiros, e escolhas difíceis com duras consequências devem ser enfrentadas, e o pior de tudo, Frodo tem que resistir as tentações do Um Anel, caso queira permanecer vivo.

Devido livro conter tantas páginas o seu peso causa um desconforto físico, o que dificulta a sua leitura visto que ficou muito pesado, e algo que me incomodou muito durante a realização dessa leitura, foi o tamanho da fonte utilizada na impressão, talvez por tentarem por todas as informações da coleção em um único livro, e as páginas são bem mais finas do que os livros que já estou habituado a ler, juntando esses fatores ao modo como o livro foi escrito, contendo bastante palavras novas e não muito utilizadas no dia a dia, tornou a leitura bem cansativa, mas muito gratificante após a conclusão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário