04 outubro 2014

História do Halloween

|

UM POUCO SOBRE O HALLOWEEN!

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se: /hæləʊˈiːn/ ; /hæloʊˈiːn/1 ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (Dos Povos Celtas).

VEJA A PROMOÇÃO DE HALLOWEEN, FEITA PELO SITE MUNDO DOS LIVROS, CLIQUE AQUI PARA DETALHES!

Origem Pagã


A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra"(conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Atualmente



Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que
tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba:
papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.

Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling (de "soul", alma), em que crianças iam pedindo pelas portas um bolo, o "bolo das almas", em troca do qual fazia uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo6 . Essa tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), que teve possivelmente origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes:trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais.

Novos elementos do Halloween


A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo pagãos, que realizam a celebração do final do verão e entrada no outono. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma ideia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

FONTE:Wikipédia



O que você acha do Halloween, deixa sua opinião nos comentários!

30 setembro 2014

Doubt

|

primeiro título anunciado pela Editora JBC durante o Anime Friends 2014!














Autor: Yoshiki Tonogai
Formato: 13,5cm x 20,5cm
Valor: R$13,90

Certo dia, um lobo se disfarçou e infiltrou-se num grupo de coelhos. Durante a noite, enquanto os coelhos dormiam, o lobo mostrava sua real forma e devorava um deles. Dia a dia, um a um, o lobo foi devorando os coelhos. Estes, indiferentes a quem era o “mentiroso”, marcaram uma reunião para decidir qual deles era o lobo e, após a decisão, mataram o julgado. Caso tenham tomado a decisão correta, a vitória era deles, os coelhos. Caso não… o lobo mataria a todos.

É essa a história central de Doubt, o primeiro título anunciado pela Editora JBC durante o Anime Friends 2014!

Escrita e desenhada por Yoshiki Tonogai, a série foi originalmente lançada em 2007 na revista Shonen Gangan, da Square Enix (o mesmo lar de Fullmetal Alchemist) e foi finalizada 4 volumes em 2009. Com uma narrativa envolvente, cheia de suspense e assassinatos – ao estilo de Senhor dos Espinhos – o thriller psicológico também foi publicado no Ocidente, em países como França, Finlândia, Polônia e Estados Unidos.

A história
Na trama, seis amigos misteriosamente acordam num local abandonado onde, aparentemente, as regras do jogo para celular Rabbit Doubt – em que os jogadores devem descobrir qual é o “lobo em pele de coelho” antes que ele mate a todos – valem na vida real. Porém, diferente do jogo virtual, o terror vivenciado pelos protagonistas e as mortes são bem verdadeiros…

Doubt, que é completo em 04 volumes, chega às bancas em setembro, em papel bright 52g, com distribuição setorizada.


Fairy Tail ganhará impressões coloridas nas capas internas.

|

Boas Noticias Para os fãs do mangá Fairy Tail!!!



















Quem aí gosta de Fairy Tail?

A partir da edição #44, teremos mais um agrado para os nossos leitores: impressões coloridas nas capas internas.

A partir de amanhã, 24/09, o mangá começará a chegar às bancas!

E vale lembrar que como informamos já há algum tempo, a publicação brasileira está encostada na japonesa e, por conta disso, é possível que o título não tenha novos volumes todos os meses.


29 setembro 2014

Lançamento JBC

|

Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas Gaiden #10

Sísifo, irmão mais novo de Ilias, o Cavaleiro de Leão e herói do Santuário, alimenta uma grande admiração por ele e se candidata para ser o Cavaleiro de Sagitário. Ele consegue se tornar um Cavaleiro de Ouro, mas percebe que isso não era o fim, mas sim o começo da batalha contra si mesmo, por suas próprias escolhas e futuro. Sua primeira missão como Cavaleiro de Ouro é ir até o Oráculo de Delfos para pegar os manuscritos, mas o que o aguarda no templo era o futuro profetizado e imutável…








Doubt #01

Cinco amigos que acordaram em uma sala trancada. À frente deles, um cadáver pendurado no teto. Em seus corpos, um código de barras que antes não estava lá. Só há uma forma de sobreviver e sair do prédio: encontrar o lobo mentiroso que veste a pele de coelho.













Nura - A Ascensão do Clã das Sombras #24

Ryuji quebra a cabeça para descobrir o mecanismo do Selo em Espiral feito por Tenkai, o 10° líder, e vai ter que usar todas as suas forças para conseguir quebrá-lo! É só assim que Rikuo e seu Hyakki conseguirão adentrar o Castelo Espiral Aoi, onde está Seimei. Que comece a batalha final da Família Nura + Família Keikain contra os descendentes de Seimei, Clãs Abe e Gokadoin!












Rurouni Kenshin # 22

Chegou a hora do terrível combate entre os integrantes do Dojo Kamiya e da Irmandade dos Seis. Kenshin e Sanosuke estão cara a cara com Banjin e Hyouko. A batalha está equilibrada e é paralisada porque nenhum dos guerreiros recua diante do inimigo. Para acabar com o impasse, Enishi envia Gein e o seu marionete de combate, o Iwanbou número três. Kenshin se adianta para enfrentar o inimigo, mas este modelo é maior e muito mais mortífero do que o anterior. Além disso, o Retalhador nunca havia enfrentado adversário que não fosse humano…






Sailor Moon # 06

Quando tudo parecia em paz, fenômenos estranhos começam a ocorrer na cidade! Duas pessoas da Academia Infinito aparecem e estão misteriosamente muito interessadas em Usagi e suas amigas. Quem são elas? Será que possuem alguma relação com esses fenômenos estranhos? Enquanto isso, o surgimento de duas novas guerreiras surpreende a todos e, mais uma vez, Sailor Moon e as Guerreiras Sailor irão enfrentar um novo inimigo!






Sugestão Semanal

|



Sugestão de leitura para essa semana


Mashima-en #01


Mashima-en é uma coletânea de one-shots de Hiro Mashima, que foi lançada antes de seus sucessos como Rave Master e Fairy Tail. Ao todo são 8 histórias, divididas em 2 volumes, com um tratamento muito especial.

Autor: Hiro Mashima
Preço: R$ 14,90













Kobato

Kobato Hanato é uma graciosa e misteriosa menina que está empenhada na missão de encher uma garrafinha de vidro com corações feridos (na forma de balinhas coloridas) para conquistar o direito de ir para “um lugar onde ela deseja ir”.


Autor: CLAMP
Preço: R$ 10,90

28 setembro 2014

Fairy Tail Arco14 :Eclipse dos Espíritos Estelares.

|

Novidades eletrizantes sobre o mangá que está bombando nos últimos dias!


Para quem achava que a visita a vila do sol estava próxima, dá uma olhada na novidade abaixo!

O autor do mangá de grande sucesso, Fairy Tail, Hiro Mashima, postou na sua rede social twitter, uma imagem, de como, provavelmente será a capa do volume 45, a capa trás Lucy e Aquário. "Mas elas duas tão unidas e se dando bem assim?"
A capa deixa essa dúvida no ar.

Capa do volume 45:

Ele postou também, imagens dos personagens do novo arco filler, com estreia prevista para o dia 18/10, essa é uma Historia Original escrita pelo Mashima. Arco esse que me deixou muito curioso e ansioso para ver.
 Pelas imagens que estão sendo lançadas aleatoriamente percebe-se que, veremos algumas lutas envolvendo espíritos celestiais.


Veja agora um pouco sobre o novo arco:

A Calamidade do Eclipse ainda não Acabou!
Arco Eclipse dos Espíritos Estelares.

Um dia, os Doze Portões do Zodíaco se recusam a responder à sua convocação. Além de sua aparição repentina e mudança de personalidade, eles quebraram os laços que tinham com os Magos de Espíritos Estelares. Esses rebeldes, que desencadearam uma rebelião, só tem uma coisa que eles procuram, 'liberdade total' 'Na frente de Natsu, Lucy, e muitos outros, que se levantaram para recuperar os títulos, os novos Doze Portões que estão prontos para ficar em seu caminho!

Uma Historia Original!

Conforme os novos espíritos vão sendo lançados, vai sendo atualizada a lista abaixo: 

Veja algumas das imagens que já estão rolando na web:



Virgo:

Aquário:


Taurus:


Geminis:

Libra:

Cancêr
Scorpio
Sagitário 
Pisces
Capricórnio:
Áries:







#Comente o que tá achando desse novo arco, e o que achou das novas personalidades dos espíritos!


Confira também essa matéria sobre o mangá Fairy Tail:Fairy Tail ganhará impressões coloridas nas capas internas