27 setembro 2014

Guia do Saquê

ATENÇÃO!!!
NÃO QUERO QUE VOCÊ SAIA POR AI BEBENDO TUDO QUE VER PELA FRENTE, DIZENDO QUE É SAQUÊ!!!

Saquê para principiantes - O livro Guia Prático do Saquê quebra tabus sobre a bebida mais famosa do Japão


O livro Guia Prático do Saquê (Editora JBC), de Celso Ishiy,  carrega um mérito por seu lançamento: é o primeiro livro específicosobre o assunto escrito por um autor brasileiro. O principal objetivo do livro é abrir as portas para um gênero ainda pouco conhecidopor aqui: o saquê premium, “que é capaz de fazê-lo flutuar como se estivesse nas nuvens, escreve o autor. “É a bebida dafelicidade, que cria cumplicidade e afinidade entre colegas de trabalho, amigos e familiares, conclui. Não é à toa que a “bebida dosdeuses” conquista cada vez mais adeptos no país.
Com uma narrativa ágil e direta, o livro aborda os principais tópicos da bebida em onze capítulos. As origens e lendas, os métodos de produção, os principais tipos, as regiões produtoras, o melhor jeito de se consumir, os pratos para harmonizar, entre outros assuntos fazem parte dos temas escolhidos pelo autor. O principal mérito da publicação, voltada aos iniciantes, é quebrar os tabus e esclarecer dúvidas sobre a bebida japonesa, fabricada a partir da fermentação do arroz.
No livro estão respostas para perguntas como: Bebe-se saquê com sal? Existe mais de um tipo de saquê? É melhor quente ou gelado? Por que se toma a bebida em copo quadrado? Com quais tipos de comida harmoniza? É verdade que não dá ressaca?. “São as perguntas que mais respondo em minhas palestras”, afirma o autor.
Diferente da versão utilizada para preparar caipirinhas, o saquê premium é consumido puro. Cheio de aromas e sabores, incrivelmente delicado e complexo, a classificação do saquê premium depende de uma série de variáveis. Os principais são:

Honjozo – saquê com acréscimo de pequena quantidade de álcool destilado  (não pode ultrapassar 30% do total de álcool).
Junmai - significa “puro, verdadeiro”. O álcool existente é produto apenas da fermentação do arroz.
Ginjo - um saquê super premium, que utiliza 60% do grão de arroz, polindo-se no mínimo 40% e fermentado em temperaturas menores que o premium. Levando mais tempo, mas produzindo um saquê mais rico e aromático.
Daiginjo - um saquê super premium, já que o polimento do arroz mínimo é de 50%, o que lhe confere um sabor rico, aromático e frutado. É fermentado em temperaturas menores que o ginjo.

Mercado
As perspectivas de expansão de consumo da bebida no Brasil são imensas, já que atualmente existem apenas 70 rótulos importados no mercado. Para se ter uma ideia, existem 1.800 fabricantes de saquê apenas no Japão que produzem cerca de 40.000 rótulos. “Com sua longa ligação com o povo japonês e sua cultura, o Brasil possui potencial para o crescimento do saquê fora do Japão do que qualquer país europeu”, afirma John Gauntner, principal especialista estrangeiro de saquê no Japão, que escreveu o prefácio do livro.

Sobre o autor
A primeira vez que Celso Ishiy experimentou saquê premium foi em um izakaya (boteco japonês) em uma viagem ao Japão ao lado do seu avô. Hoje é sommelier de saquê e um dos principais especialistas no assunto no Brasil. Fez diversos cursos no Japão, entre eles o Sake Professional Course, ministrado por John Gautner, o principal especialista estrangeiro em saquê. Para conhecer o processo de produção em detalhes, trabalhou em diversas fábricas de saquê no Japão. A convite da Jetro (Japan External Trade Organization), órgão do governo japonês para desenvolvimento do comércio entre os países, conheceu mais fabricantes em diversas províncias. Ministrou diversos treinamentos, cursos e palestras sobre o tema em instituições como Fundação Japão, ABB (Associação Brasileira de Bartenders), no evento “Japão à Brasileira”, organizado pela Prefeitura de São Paulo. Elabora cardápios de saquê e ministra frequentemente treinamentos para restaurantes e empórios

Especificações técnicas: Guia Prático do Saquê
Formato: 12 X 21 cm
Páginas: 96
Preço: R$24,90 
ISBN: 978-85-7787-894-9


Saraiva:clique aqui para comprar seu exemplar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário