26 dezembro 2017

RESENHA: O CHAMADO DO CUCO - ROBERT GALBRAITH #1

|


TITULO: O CHAMADO DO CUCO
SERIE: CORMORAN STRIKE
VOLUME: 01
ISBN: 9788532528742
IDIOMA: PORTUGUÊS 
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA CAPA DURA
GÊNERO:FICÇÃO/CRIME/ROMANCE POLICIAL/LITERATURA ESTRANGEIRA
FORMATO: 13,5 X 21 
PÁGINAS: 448
ANO DE EDIÇÃO: 2013
EDIÇÃO: 1ª
EDITORA: ROCCO 
AUTOR: ROBERT GALBRAITH
TRADUTOR: RYTA VINAGRE
CLASSIFICAÇÃO: 



RESUMO:

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

RESENHA:

O livro “O chamado do Cuco”, de Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling) logo de inicio você sente uma a narrativa conflitante que se mostra bastante misteriosa. Como a autoria desse livro é feito fela J.K. Rowling através de um pseudônimo, é preciso deixar de lado qualquer referencia sobre a maneira utilizada por ela nos seus livros anteriores, tudo isso para que não ocorram comparações óbvias, feito isso você se surpreende com a quantidade de detalhes que nos é expostos e pelo suspense presente no enredo.

 A história do livro foca na modelo Lula Laundry que é encontrada morta e tudo acaba indicando que foi suicídio. A própria polícia acredita nesta hipótese como sendo causa da morte da Lula, porém ainda existe alguém que não está convencido disso, o irmão da vítima se recusa a acreditar que alguém como Lula, tão cheia de planejamentos e uma carreira sólida possa ter tirado a própria vida. É com esse questionamento em mente que ele entra em contato com o detetive particular Cormoran Strike para lhe auxiliar no esclarecimento do ocorrido.

A modelo Lula apresentava muitos momentos altos e baixos na sua  vida, possuía transtorno bipolar e era adotada – além do fato de ser negra pertencente a uma família de brancos. Todos esses fatores influenciavam a sua imagem por ser uma pessoa famosa. Como é comum na mídia  havia muita informação em torno de si mesma, principalmente por causa de seu histórico de doença mental, onde a maioria não tinham nenhuma base, fazendo com que esses dados poderiam nem ser verdade, mas infelizmente a polícia se convenceu mesmo do suicídio, dizendo que ela era deprimida demais como consequência dos seus transtornos mentais.

No começo da história, é perceptível que o detetive Strike não tem  muitas perspectivas sobre seu próprio trabalho, esse fato se dá porque está em um momento complicado de sua vida – não passa credibilidade e até parece ser meio duvidoso. Não dispõe de muita credibilidade ou confiança em si mesmo, mas aos poucos consegue avaliar cada conceito e seus significados com clareza e profundidade, mostrando-se ao fim do livro, ser um detetive excelente.

Junto a ele, entra em cena a personagem Robin Ellacott que está prestes a se casar porém ainda apresenta varias dúvidas, ela busca um emprego e acaba sendo contratada para dar assistência aos trabalhos investigativos do detetive Strike. Ela é uma garota muito esperta, objetiva e eficiente, apresenta uma capacidade de conseguir distinguir as diferenças importantes em cada analise do caso e suas possíveis ameaças. A junção desses dois personagens dá um novo rumo na história, fazendo com que haja maiores acordos e principalmente envolvimento entre eles.

O texto é bem descritivo, e passa impressões curiosas durante toda a investigação. O detetive Strike é um personagem bem desenvolvido, porém há algumas complicações, principalmente pelo fato de a narrativa ser um pouco enredada, como já é de costume da autora. As descobertas que vão ocorrendo, os depoimentos aliados as dicas são elementos que em determinados momentos se mostram mais complexas do que o que o leitor imagina. Porém confesso que não me surpreendi muito com o desfecho. Mesmo assim, o jeito como tudo se encaixou foi mesmo genial, assim como a revelação de Strike, narrando o que de fato aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário