31 janeiro 2016

[RESENHA] [O MAR INFINITO] [RICK YANCEY]

|

TITULO: O MAR INFINITO
SERIE: A 5ª ONDA
VOLUME: 02
ISBN: 9788539509379
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: FICÇÃO/ DISTÓPIA
PÁGINAS: 248
ANO DE EDIÇÃO: 2015
EDIÇÃO: 
EDITORA: FUNDAMENTO
AUTOR: RICK YANCEY
TRADUTOR: E. SIEGERT & CIA. LTDA
NOTA: 10.0
SINOPSE:  
COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.

Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.

Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.



Esse livro juntamente do livro A 5ªOnda fazem parte de uma trilogia do autor Rick Yancey, da qual recentemente foi adaptado o primeiro livro para os cinemas. O livro chegou ao Brasil pela editora Fundamento que provavelmente irá ser a responsável pelo último livro que ainda será lançado e assim concluir essa saga que com certeza tornou-se uma das minhas favoritas. A boatos de que o nome do terceiro e último livro dessa saga será A Última Estrela, até o momento nada foi confirmado, então só nos resta esperar. E confesso que desde o momento em que conclui a leitura, já fiquei ansioso pelo terceiro livro

 Esse volume foi bem trabalhado tanto no quesito de design quanto na escrita, notamos logo na capa a preocupação em harmonizar a arte com os fatos da história, e novamente dá para notar que a escolha das cores foi de fundamental importância nesse projeto, pois dispensa uma arte carregada de cores e itens, o que torna o projeto de capa agradável.

A narrativa desse volume, ocorre da mesma forma que o anterior, onde a história é dividida em partes e narrada por diferentes personagens, nos mostrando diferentes pontos de vistas e fatos. Dessa vez Especialista e Pão de Ló foram mais desenvolvidos e nos aprofundamos em seus passados, e os acompanhamos em quanto ganham espaço narrando os fatos desse livro.

 A edição de texto que a editora Fundamento empregou nesse volume está impecável, com erros mínimos limitando-se apenas a letras utilizadas em lugares errados. Mas a tradução manteve-se fiel a obra original sem perder a essência dos acontecimentos, conseguindo repassar fielmente o que cada personagem está sentindo durante o decorrer da história.

 Um dos pontos altos desse livro com certeza são as partes narradas pela personagem Especialista, que é onde somos aprofundados nos planos de invasão, e nos é revelado a verdade por trás dos alienígenas implantados e todo o plano de invasão. Com certeza Especialista ainda tem muito o que oferecer a essa história e espero ansioso por isso.



Os acontecimentos narrados nesse livro, ocorrem sequencialmente após o fim do livro A 5ªOnda, onde agora acompanhamos o grupo de sobreviventes que estão reunidos em um hotel abandonado, na espera de que Evan consiga cumprir a sua promessa de voltar para Cassie, embora todos estejam achando pouco improvável que ele tenha sobrevivido a explosão que possibilitou a fuga dos demais. Mesmo com o clima pessimista no ar, Cassie acredita que Evan está vivo e que vai cumprir sua promessa e a encontrar.

Simultaneamente a esses acontecimentos, conhecemos um pouco mais sobre Especialista, que nesse livro foi bastante trabalhada pelo autor, e a conhecemos melhor pois somos apresentados ao seu passado, o que possibilita entender os motivos que a tornaram uma pessoa fria. Ela ao sair em uma missão para encontrar um lugar melhor para o grupo, vai até o meio de uma floresta, onde percebe que está sendo observada e não hesita em atirar, mas para sua surpresa ela acaba ferindo alguém que não deveria estar ali, e para piorar a situação o pessoal de Vosch está chegando, ela se vê em um dilema onde tem que escolher se vai fugir e abandonar “sua vítima” ou entregar-se ao Vosch para que a sua vítima tenha chances de sobrevivência.

 Enquanto Especialista não retorna o grupo é surpreendido pela chegada de Evan que nocauteia a todos para não ser morto. Ele explica a Cassie e ao restante do grupo como conseguiu escapar, e lhes deixa informados sobre os planos de Vosch. Enquanto Evan está se recuperando o grupo ouve a chegada de um helicóptero sobrevoando o esconderijo, eles ficam todos atentos à espera do ataque, que não acontece, estranhamente o som do helicóptero se distancia, e parece ter ido embora, mesmo com a possível partida do helicóptero o grupo permanece atento esperando qualquer movimento que seja, mas nada acontece, até que uma criança aparece, o que deixa a todos perplexos, pois eles notaram que a criança havia sido deixada pelo veículo, que os rondava. Sam ao ver a criança reconhece-a como sendo Megan, a garotinha que sentou ao seu lado no ônibus a caminho do abrigo, e corre até ela ignorando qualquer possível perigo. Megan está muito abatida e reclama de dores na sua garganta antes de desmaiar. Evan logo percebe que a menina faz parte de um plano que pode pôr fim a vida de todos naquele esconderijo se ela continuar lá.

 Especialista está sofrendo nas mãos de Vosch que tem planos diabólicos para ela, e planeja utiliza-la em experimentos, que ela se vê obrigada a cooperar caso queira manter a pequena Teacup viva. Depois de sofrer com os experimentos de Vosch, Especialista consegue fugir, mas ao fugir ela descobre fatos que poderão mudar os rumos da história, e o modo como vemos os alienígenas e a invasão pode mudar completamente nesse livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário