12 junho 2015

[Resenhando]: [Ordem de Extermínio] [James Dashner]

|

Ordem de Exterminio 
TÍTULO:ORDEM DE EXTERMÍNIO
SERIE: MAZE RUNNER
VOLUME: 04
ISBN: 9788576834908
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: DISTOPIA
FORMATO: 13,5 X 21
PÁGINAS: 381
ANO DE EDIÇÃO: 2013
EDIÇÃO: 1ª
EDITORA: V&R
AUTOR: JAMES DASHNER
TRADUTOR: MAGDA LOPES
CLASSIFICAÇÃO:



SINOPSE: Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o Labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruíram o mundo que a humanidade considerava salvo... Mark e Trina estavam lá quando tudo aconteceu, e sobreviveram. Mas sobreviver às chamas foi fácil se comparado ao que viria depois. Agora, um vírus que toma conta da mente com violência e dor se espalha por todo lugar e existe algo muito suspeito sobre sua origem. Pior ainda: ele está em mutação e as evidências sugerem que a humanidade se ajoelhará diante do caos, prevendo uma morte inevitável e assustadora. Mark e Trina estão convencidos de que existe uma maneira de salvar os poucos que restaram. E estão certos de que podem encontrá-los. Porque neste novo e devastado mundo, cada vida tem um preço. A sua também. E para alguns, você vale muito mais morto do que vivo. Ordem de Extermínio é a origem da trilogia Maze Runner, best-seller do New York Times, sucesso internacional em vários idiomas. Aqui encontraremos a história da destruição do mundo e da civilização, e de como o Fulgor fez com que alguns planejassem soluções drásticas e cruéis para a sobrevivência dos seres humanos... e do planeta à beira do caos e da extinção.

RESENHA:

Foto do Blog O Perdido nos Livros° 
Primeiro livro em ordem cronológica e quarto em ordem de publicação.

 No prologo desse livro, nos é apresentado os momentos vividos por Thomas segundos antes de ser enviado a Clareira. 
 Nas páginas que seguem somos transportados ao passado, precisamente treze anos, um ano após a catástrofe onde a terra foi assolada pelas chamas solares, deixando os dias super aquecidos e resquícios de radiação por toda a superfície terrestre. 
Foto do Blog O Perdido nos Livros° 

Mark- Um garoto dotado de uma coragem incrível, está disposto a qualquer coisa para preservar a vida de seus companheiros, apaixonado por Trina desde sempre, fará o possível e o impossível para mante-la em segurança.

Lana-Veterana da guerra, uma mulher robusta, de cabelos negros sempre puxados para trás e presos em um coque. 
 Antes das tempestades solares ocupava o cargo de enfermeira no exercito, mais jovem que Alec e mais velha que os pais de Mark, estava na companhia de Alec quando Mark os encontrou.

Alec-Um ex-militar que a anos está afastado da vida de militar devido a idade, era o chefe de Lana antes das chamas solares atingirem e devastarem a terra.
 Ele passa um ar de segurança, o que alivia os ânimos dos demais.

Trina- Uma adolescente de 16 anos, com cabelos loiros e olhos verdes, que adora uma boa leitura, além de ser amante da natureza, garota pela qual Mark é caidinho por ela.

Darnell- Um dos amigos de Mark, o qual conheceu enquanto abrigava-se nos túneis para proteger-se das chamas solares, Mark acredita que ele não leva nada a sério, nem mesmo o fato de ele quase ter sido cozido pelo sol, sempre a procura de diversão, da a impressão de que está sempre com uma piada na ponta da lingua.

Sombria- Uma garota alta, magra e ruiva, também amiga de Mark, nunca revelou seu verdadeiro nome, um dos motivos pela qual é chamada de Sobria.

Sapo- Outro dos amigos de Mark, com seu porte baixo e atarracado recebeu o apelido de sapo, com 19 anos, é considerado por Mark como o jovem mais baixo de 19 anos que Mark já conhecera, sem contar que ele adora ser o centro das atenções.




Foto do Blog O Perdido nos Livros° Contra capa do livro Ordem de Extermínio
 A vida parecia voltar aos trilhos, Mark e Trina levavam agora uma vida tranquila juntos de seus amigos em uma das varias comunidades conhecidas como assentamentos, locais onde diferentes pessoas reuniram-se para tentar um recomeço.
 Tudo ocorria tranquilamente e nada de novo acontecia, até o dia em que surge no céu uma nave desconhecida por todos, todos os moradores reúnem-se para observarem a nave, na esperança de que esteja carregada de suprimentos e que os tripulantes vieram para os ajudar.
 A curiosidade torna-se maior quando a nave começa a abrir sua escotilha, e pessoas totalmente vestidas com roupas de proteção surgem, os tripulantes da nave logo começam a disparar objetos estranhos, são dardos, inúmeros dardos são lançados em direção a população que irrompem em uma correria desordenada, na tentativa de fugirem da saraiva de dardos.
 Mas a tentativa de fuga é em vão, pois cada pessoa que é alvo do dardo cai imediatamente já sem vida, e os poucos que restam continuam numa turba desordenada para manterem-se vivos.
 Com todos esses acontecimentos, Mark que ficou a uma certa distancia da nave, após observar o massacre que ocorre a sangue frio, resolve agir, e na companhia de Alec conseguem escapar dos dardos e invadem a nave, onde Mark faz uma descoberta que o deixa horrorizado.
Foto do Blog O Perdido nos Livros° 
 Mark descobre em uma caixa, o que parece ser um vírus altamente contagioso e letal, e logo liga esse fato as pessoas caindo após serem atingidos pelos dardos, que Mark tem quase certeza que foram contaminados por esse vírus.
 A partir desses acontecimento Mark e os outros sentem-se na obrigação de sair em busca de uma cura para esse vírus, pois a suspeitas de que possam estar contaminados e com os dias contados, durante essa jornada eles passam por varias situações de extrema pressão psicológica, enquanto o vírus sofre uma mutação trazendo consequências piores que a morte, e pra piorar a situação agora eles travam uma corrida contra o tempo.

Minha opinião:
 Confesso que no inicio do livro eu até que estava gostando, mas após a leitura de algumas páginas a história foi ficando monótoma, um dos pontos que não gostei nesse livro, foi o fato de a história ser interrompida varias vezes pelas lembranças de Mark, que não acrescentavam muito ao enredo, diferente dos outros três livros da serie Maze Runner, a historia relatada nesse livro, aborda os primórdios do Fulgor na terra, assim que ele foi disseminado e a brutalidade com que ele se instalou rapidamente.
 A tática empregada nesse livro pelo autor, foi uma excelente ideia, ele nos leva até o passado e com isso deixou claros alguns pontos duvidosos que haviam ficado após a leitura dos três primeiros livros, só achei desnecessário voltar ainda mais no tempo, para sabermos mais sobre Mark.
 No geral, considero um livro razoável, não se tornou o meu favorito da serie, mas com certeza é um livro bom, e mereceu a classificação que recebeu.




2 comentários:

  1. Oiii lindoo!
    Não sei se você lembra, mas eu pedi ontem em um grupo de divulgação para me passarem os blogs dos membros por comentário. Eu visitei todos e os que mais gostei estou agora aqui comentando. O seu blog é lindo! Vou tentar visitar sempre que tiver post novo hehe Eu adorei! Espero que tbm goste do meu. Toda sugestão (e critica) é bem vinda :3
    Ps: Gostaria de resenhar meu livro?
    Beijooo
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com a sua visita!
      Manda as informações sobre o seu livro para o meu email, na aba contato você encontra como entrar em contato comigo.

      Excluir