14 maio 2015

[Resenhando]: [A Cura Mortal] [James Dashner]

|



A Cura Mortal
TÍTULO:CORRER OU MORRER
SERIE: MAZE RUNNER
VOLUME: 03
ISBN: 9788576833888
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: DISTOPIA
FORMATO: 13,5 X 21
PÁGINAS: 368
ANO DE EDIÇÃO: 2012
EDIÇÃO:
EDITORA: V&R
AUTOR: JAMES DASHNER
TRADUTOR: HENRIQUE MONTEIRO
CLASSIFICAÇÃO:

SINOPSE: Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível... uma solução mortal, sem retorno.



RESENHA:
 Depois dos acontecimentos do livro Prova De Fogo,(2° livro da serie Maze Runner), acompanhamos agora o desfecho da difícil jornada de Thomas e os Clareanos.
 Na busca pela cura para o fulgor, os clareanos foram obrigados a participar do experimento no deserto, que foi narrado no livro Prova De Fogo, onde  muitos dos que iniciaram a jornada não conseguiram continuar vivos, mas ao chegarem ao local definido pelo CRUEL como o abrigo seguro, eles são surpreendidos por uma serie de acontecimentos, para poderem ser "resgatados".

"-É, o que você sabe a respeito? - acrescentou Minho.   Thomas jamais achou que tivesse de dizer as palavras que se seguiram: -Precisamos voltar ao labirinto."


 O livro A Cura Mortal tem inicio, após o "resgate", Thomas e os outros acreditavam estar agora seguros, a bordo do berg que os tirou do deserto, mas tudo muda quando uma serie de mentiras é contada e Thomas é separado do grupo. Mas com o passar do tempo ele volta para seu grupo, onde uma revelação sobre o fulgor é feita, e não deixara todos contentes.
O CRUEL resolve que é hora de devolver a memória de todos, o que resulta em um embate entre o grupo, pois nem todos querem lembrar-se do passado, o grupo que não aceita a ter a memória restaurada, resolve fugir e salvar os que aceitaram as memórias.

 Após a fuga, o grupo de Thomas chega a cidade de Denver, uma cidade considerada segura, mas eles não perdem tempo observando a cidade, vão logo em busca de um ex-membro do CRUEL, que assim como eles, não é a favor dos métodos utilizados pelo CRUEL, que irá os ajudar, mas antes que encontrem-se com eles, uma nova organização chamada BRAÇO DIREITO, que está disposta a por fim nas atividades do CRUEL, nesse meio tempo, pessoas do passado que pensaram está mortos voltam a história, e inimigos agora se tornam amigos unidos pelo mesmo objetivo.
 A segurança na cidade diminui cada vez mais, e o clima de que algo está para acontecer se instala no ar,  a cidade é invadida por uma horda de Cranks, pessoas sendo infectadas de forma alarmante, e a cidade em uma total desordem, logo Thomas se vê em meio a novos conflitos, e terá  que lidar com o peso da morte de um de seus amigos devido ao fulgor. Enquanto lida com a perda ainda terá que lidar com o CRUEL que o quer de volta alegando que ele é a chave para a cura do fulgor.

 Como parte de um plano organizado pelo Braço Direito, Thomas entrega-se ao CRUEL, mas o que eles planejam fazer com ele, nunca havia passado pela sua mente, agora dentro da sede do CRUEL o plano final é posto em prática, e uma corrida contra o tempo para manter a si mesmo e os seus amigos vivos é iniciada, e no meio disso tudo ainda são envolvidos em uma missão de resgate, e Thomas vê-se obrigado a retornar ao labirinto e consequentemente aos verdugos.

3 comentários: