29 abril 2015

[Resenhando]: [Prova de Fogo] [James Dashner]

|

TITULO: PROVA DE FOGO
SERIE: MAZE RUNNER
VOLUME: 02
ISBN: 9788576832997
IDIOMA: PORTUGUÊS
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
GÊNERO: DISTÓPIA
FORMATO: 13,5 X 21
PÁGINAS: 397
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO:
EDITORA: V&R
AUTOR: JAMES DASHNER
TRADUTOR: HENRIQUE MONTEIRO
CLASSIFICAÇÃO: 





SINOPSE:
O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.

Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.

Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

RESENHA: 
Segundo livro em ordem cronológica dos fatos, temos aqui uma continuação do livro correr ou morrer, a história segue do ponto em que Thomas e os Clareanos conseguiram escapar do labirinto e dos verdugos (tarefa que não foi muito fácil e resultou em diversas mortes).
 Logo após saírem do labirinto os Clareanos se vem em um laboratório, e percebem que não estão sozinhos, a pessoas que os observam e conversam entre si, ao que tudo indica são os "criadores", todos pensavam estar a salvo, quando de repente são novamente postos em um teste, que tem como consequência, a morte de um dos mais queridos amigos de Thomas. Mas como tudo na vida de Thomas pode piorar, enquanto ainda está em choque devido a perda de um de seus companheiros, ele acaba ficando no meio de uma invasão que mais tarde se mostra uma missão de resgate aos Clareanos.
  Agora fora do labirinto e do laboratório, Thomas e seus companheiros se deparam com a realidade em que se encontra o planeta, que após ter sido atingido por inúmeras tempestades solares resultou no aparecimento de uma terrível doença que consome a sanidade das pessoas e as transforma em seres sem racionalidade, capazes de tudo para se alimentarem. Eles são levados até um local que parece ser seguro, onde podem descansar e repor as energias gastas na fuga do labirinto, mais essa calma é interrompida por estranhos acontecimentos, e o local seguro acaba se mostrando uma prisão impossível de se fugir.
 Um dos Clareanos que mais importam para Thomas desaparece, e em seu lugar é deixado um novo garoto chamado Aris, que relata sua história para eles, e mostra que participou de um experimento semelhante ao dos Clareanos, com a exceção de que seus companheiros eram garotas, que também fugiram do labirinto, e agora serão suas adversarias nesse novo teste.
 Com todos esses acontecimentos os Clareanos são notificados de que foram contaminados pelo novo vírus, e se quiserem a cura, terão que participar de um novo teste, que se mostrará muito mais difícil que o labirinto, o teste será em um ambiente impossível de se viver por muito tempo.
 Enquanto lutam com unhas e dentes pela sobrevivência, Thomas e os Clareanos terão que lidar com situações extremas, duras decisões e também com uma traição, que trará muitas consequências.

Novamente uma leitura de tirar o fôlego, o livro já começa com momentos de extrema tensão, e novamente você se vê presso na história, eu estou super ansioso para ler os dois que ainda faltam na coleção, se a história manter esse mesmo ritmo, com certeza essa coleção se tornará uma das minhas favoritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário